quinta-feira, 12 de abril de 2012

Risoto - arroz arbório

Risoto é um prato rápido de se fazer e gostoso de comer. Feito com arroz tipo arbório  é melhor ainda! 

Para essa receitinha, precisei de uns 5 talos de aspargos limpos, uma xícara (chá) de cogumelo chitaque picadinho , meia cebola e um tomate., sem pele e uma xícara (chá) de arroz arbório.

Dourei um dente de alho em um pouco de azeite, juntei o arroz.
Acrescentei água e sal, e deixei cozinhar. O ideal é colocar vinho branco, na hora de
juntar  o arroz, mas eu não tinha.
 A parte, refoguei em azeite: a cebola, o tomate, o chitaque e os aspargos. Acrescentei meia xícara de água, só pra dar um leve cozimento.
Quando o arroz ficou pronto, juntei ao refogado. 

O arroz arborio não fica soltinho. Quando pronto, coloquei uma colher (sopa) rasa de manteiga.

No prato, polvilhei queijo ralado e  batata palha. Servi com uma saladinha de rúcula e ovos fritos. Esse foi o jantar de segunda-feira. Sugestão: camarões ou outros tipos de cogumelos.


11 comentários:

  1. Zizi tudo bem ??? Nossa Zizi as fotos ficaram lindas em que capricho...ai Zizi eu amo risoto, pena que aqui em casa os meninos n gostem, sempre que quero fazer risoto tenho que deixar separados...eles n gostam e n sabem comer assim...cabeça de japones, sao brasileiros mas foram criados aqui entao ja viu tem que ser aquele arroz brancão

    ei tbm faço um risoto com aspargo, cogumelos menores n sei o nome, e coloco 1 colh de cachaça, cenoura ralada e depois de pronto acrescendto uma caixinha de creme de leite...o certo é fazer c arroz integral,mas aqui eu nem sei onde vende e como nunca fiz fiquei com medo de estragar a comida...mas mesmo c o arroz do dia dia fica delicioso...

    um bj p a senhora

    rose jp

    ResponderExcluir
  2. AHHHH ja ia esquecendo meu Deussss eu amo rúcula...na saladinha, na lasanha um fica uma delícia

    bj rose

    ResponderExcluir
  3. Uau!!! Já estou aqui com fome e me aparece essa receita de risoto! E eu amo aspargo e cogumelos. Deve ter ficado uma delicia mesmo. Acreditas que nunca fiz risoto! Morro de medo de não prestar, de ficar uma papa...rsrs... Mas com essa receita acho que não erro.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  4. Que legal!!! Não tenho nem ideia do gosto que tem, mas a cara ficou incrível. Vou anotar aqui no meu livro de receitas!

    Bjusss

    ResponderExcluir
  5. Nossa Zizi!!!! que fotos lindas! Deve ter ficado delicioso!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Huummm! Deve ser uma delícia...
    Bjos, Mari.

    ResponderExcluir
  7. olá.. agora q vivi.. agora sim, as fotos ficam marás assim.. salivei e tudo com esse prato delicioso.. ficou show ..bjks LIN

    ResponderExcluir
  8. Boa noite minha querida!
    Obrigado pelo seu carinho de sempre!

    Que risoto maravilhoso é este???
    Amo arroza de todas as formas e tipos!

    Uma feliz sexta-feira para ti!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Hummm....Além de estar com a cara ótima é bem tranquilo de fazer!!
    Acho que até eu consigo...rsrsr. Obrigado por compartilhar.
    bjus

    ResponderExcluir
  10. Oii Zizi!
    Ainda não conhecia esse arroz, tb nem tenho ideia do sabor mais que ficou com uma cara ótima ficou!,bjos e um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  11. Ahhh esqueci de elogiar o tamanho das fotos!, ficaram ótimas deu mais vida em teu blog,bjos.

    ResponderExcluir

Feliz em te ver aqui!