segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Bolinho de legumes

Inspirada no tempurá , que é um prato oriental bem conhecido, tipo uma fritura crocante  de legumes com camarões ou peixe e imersos em molhos de sabores variados, eu sempre faço meus bolinhos de legumes.
 Eu fico imaginando comer um tempurá, sabe daqueles da feirinha da Liberdade em São Paulo? 
Passando por lá em outubro passado, eu e a filha, resolvemos comer a deliciosa fritura.
Enquanto comia, perguntava para a filha ao meu lado: 
- Tem recheio de queijo? pois está saindo um creminho no meio .
- Não, mãe, não tem queijinho.
- Então, filha, está mal frito. Pode pedir para trocar?
E a troca foi feita, e eu comi um delicioso tempurá sequinho e bem frito. 
deve ter sido a pressa, pois ali, eles fritam milhares de tempurás!!!



Meus bolinhos de legumes ficam assim, achatados e bem sequinhos.




Gosto de comê-los com arroz integral 7 grãos
e uma saladinha de tomates orgânicos e o molhinho 

feito com catchup. 



Primeiramente ralei os legumes: abobrinha, cenoura, 1/2 cebola e juntei talos de acelga aferventados e as folhas bem cortadinhas.
Depois fiz uma massinha com 1 xícara de farinha de trigo, 1/2 xícara de água gelada, 1 ovo,
sal e uma colherinha de fermento em pó. Misturei tudo.
Fritei em pouco óleo, achatando os bolinhos com a espátula.
O bolinho fica achatado e bem grande.
No  tempurá eles colocam glutamato monosódico e outros pózinhos
que dão um sabor incomparável. Eu não uso.

Para o molho agridoce:
Catchup, açúcar e vinagre. Levar ao fogo para engrossar e servir com os bolinhos.
Eu usei água no lugar do vinagre. Fica bom também.
Aqui uma receita de tempurá 


Feirinha da Liberdade
via

veja mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tempura
Boa semana para todos!

26 comentários:

  1. Teus bolinhos ficaram lindos e parecem ótimos. E também gosto bem sequinhos...beijos,linda semana,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Zizi,

    eu adoro bolinhos e eles sendo de legumes são mais nutritivos e não
    fico com muita culpa e comer muiiiiiiiiiito.

    Bejim e boa semana.

    ResponderExcluir
  3. Zizi gostei muito da sua receita! Vou tentar fazer! Adoro tempurá e sempre que vou a restaurantes de comida japonesa eu peço!!!
    Bjsss e boa semana!
    Mel

    ResponderExcluir
  4. Que delícia de bolinho,eu adoro tempura é divino
    boa semana
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Zizi eu adoro bolinhos!!!! Adorei a receita, já está devidamente copiada e guardada pra fazer. Fiquei salivando aqui... Me tira uma dúvida: eles podem ser assados?
    Beijocas e uma semana doce e produtiva pra vc
    Cantinho da Galega

    ResponderExcluir
  6. Nossa... que delícia!!
    Sabe que faz um tempão que não preparo tempurás aqui em casa?! Agora deu vontade... hahahaha!! Eu amoooooo!
    Uma linda semana!
    Bjns
    ;o)

    ResponderExcluir
  7. Querida Zizi, você sempre posta coisas boas. Essa receitinha de bolinhos de legumes, são super gostosos, é só pensar e ver que a boca enche de água!!!Vou fazer essa semana. Hoje fiz bolinho de arroz, ficaram muito bons. Eu não sabia como era a receita da massa do tempurá, agora aprendi com você, obrigado pela dica. Amo a feirinha de Liberdade, é muito gostoso ir e passar horas comendo, comprando e vendo coisas lindas. Uma semana abençoada para você e sua família. Muitos beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Também gosto muito de bolinhos desse género.
    Eu faço muitas vezes com sobras de feijão verde.
    O molho agridoce se adicionar maçã, abacaxi o tal do vinagre, não muito, algum açucar, não precisa pôr o catchup e fica tb muito bom. A maçã e o abacaxi não são usados no fim, só o caldo.
    Minha filha trabalhou aqui num restaurante chinês e foi ela que me ensinou a fazer como eles fazem. Adoro Molho agridoce... nham nham.
    Meu abraço fraterno
    Clementina

    ResponderExcluir
  9. Oi Zizi, tudo bem!!!!!
    Ai que vontade que deu de comer os seus bolinhos!! Já anotei a receita e vou experimentar e matar as ...
    Obrigada meu anjo pelos presentes tão lindos e carinhosos que me enviou!! Você será sempre lembrada através deles.
    Bjs no coração!

    ResponderExcluir
  10. Oi Zizi, deu água na boca e já peguei a receita. Me lembrei da infância, quando moramos no sítio de uma família japonesa e dona Emília, nos presenteava com bolinhos de legumes e couve picadinho bem fininho, hummmm, era bom demais! Sabe que seus comentários todos, principalmente nos Escritos de domingo, são muito importantes pra mim, obrigada pela amizade e carinho. Que o Senhor Jesus derrame grandes bençãos sobre você e sua família. bjos

    ResponderExcluir
  11. Adorei essa receita, não conhecia esses bolinhos, já anotei vou fazer para meus bebes. Ele é parecido com o bolinho de arroz que sempre faço quando sobra arroz.
    Tenha uma buena semana.

    ResponderExcluir
  12. Oi Zizi,
    As pétalas da almofada foram cortadas em feltro vermelho. O tnt que a liliane me deu é branco, beeem grosso, uma beleza pra almofadas. As pétalas são costuradas uma a uma no TNT, fazendo círculos, até chegar ao meio. Não é como caracol, é como se tivesse uma circunferência após a outra.É fácil, eu fiz sem vídeo, sem aula. Só olhando o PAP do site onde encontrei a receita...rsssss
    Você vai conseguir fazer. É muito inteligente, uma artesã e tanto. Tem ótimas ideias, tem sensibilidade, e muito importante, se esforça, é o que sinto quando vem aqui..
    O Senhor continue abençoando sua vida, sua casa, sua família. E lembre-se: você é muito especial, uma amor de pessoa...

    Beijossss

    ResponderExcluir
  13. Estou postando um gráfico para você ter uma noção. Não precisa pagar aula, você vai conseguir fazer em casa...rssss

    beijinho, e uma ótima semana também...

    ResponderExcluir
  14. O barradinho nas fotos é feito lá no www.picmonkey.com. Lembra que falei num post, sobre o PAP que a Elaine Gaspareto ensinou?É só você deixar uma página aberta nesse site e a do seu blog. Eles vão ensinando tudo, lá...
    Assim que eu tiver um tempinho, vou montar um pap pra você, é fácil também..rsssss.....
    Bjssssss

    ResponderExcluir
  15. Ai Zizi, de novo...rssss...a aguardente para colocar na massa do pastel podia colocar, mas aqui em casa não tem, e para comprar só pra isso achei melhor não...rsssssss...foi sem isso mesmo, e ficou macio demais....

    bj

    ResponderExcluir
  16. Já postei o gráfico(imitação de gráfico, quero dizer....rssss) pra você. Se não entender, me fale, faço um melhorzinho...rssss...ai, Zizi, não tenho controle motor porque não fui ao jardim de infância, não amassei massinhas, nem fiz aqueles pontilhados, nem brinquei no tanquinho de areia, essas coisinhas. Fui direto para a 2ª série, com 7 anos. Alfabetizada em casa, pelo meu pai. Na roça. Não sou 'artista' no desenho, mas não posso reclamar,o que consigo fazer dá para o gasto...rsssssssss
    bj

    ResponderExcluir
  17. Que Delicia Minha Amiga!
    Manda uns pra cá rsrsrsrs
    Sua Comidinha com certeza é deliciosa

    Beijos e uma Linda Semana
    Andrea


    ResponderExcluir
  18. Zizi,
    Amo tempurá, mas nunca fiz em casa. Essa sua receita é maravilhosa! vou tentar depois fazer e ver se fica assim com a sua. Uma receita leve e saúdavel.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  19. Zizi, abri o blog agora 12:30 hora do almoço, ja sei o que vou fazer...rs parece que fica sequinho e leve, suas ideias sao mara!!!
    Obrigada pela sua visita no meu blog....Bjos

    ResponderExcluir
  20. Oi Zizi,

    Eu nunca nem ouvi falar de tempurá, mas uma coisa que aprendi aqui.

    Não sei como são os bolinhos que falou, mas os seus, pelas fotos, devem ter ficado uma delícia. Nesse estilo, adoro os bolinhos de espinafre!!

    Eu não conheço o Rio de Janeiro e fui apenas 3 vezes para São Paulo nessas viagens bate e volta mas uma das minhas metas é visitar essas feirinhas que vocês comentam.

    Bjusss

    ResponderExcluir
  21. Zizi, obrigada pela visitina,
    Hummm deu água na boca, adoro estes bolinhos, ficam tão saborosos, delíciaaaa!!!
    Bjs,
    Rai

    ResponderExcluir
  22. Zizi q delícia de bolinho amiga,bateu ate
    uma fominha...hihihih

    bjinhos...

    Tenha uma linda terça-feira!!

    ResponderExcluir
  23. Olá amiga, a sua receita deixou-me com água na boca, como dizemos em Portugal ! Que bom aspecto esses bolinhos de legumes!Um dia destes vou experimentar:))! Beijinhos e muito obrigada.Ailime

    ResponderExcluir
  24. Voltei minha linda Pérola e amiga Zizi!!!
    Vim conferir essa receitinha que vou fazer sim. Pois amo legumes e adorei essa dica de fritar em pouca gosdura achatando-os dá a sensação de que não encharcam.
    Abração e até mais...
    Deus continue abençoando sua família.
    Tenha dias felizes...
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir
  25. Nossa Zizi... nunca comi, mas me parece tão delicinha..
    Hummmm
    Fiquei tentada em tentar rs
    Beijokas

    ResponderExcluir
  26. Basta apenas ver o blog e eu tenho fome. Tudo parece delicioso, vi pratos similares em a figueira rubaiyat.

    ResponderExcluir

Feliz em te ver aqui!