quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Quibe de forno sem carne

Sempre fiz esse quibe sem carne. Ele pode ser recheado ou não.( opções: cenoura, couve-flor, glúten picadinho). Para fazer a receita eu uso o trigo para quibe, que são caroços de trigo integral quebrados e torrados. 
Eu procuro ter uma alimentação com produtos integrais como: aveia, centeio, linhaça, trigo, arroz integral, milho e quinua.  Segundo recomendação médica esses tipos de grãos integrais podem proteger contra algum tipo de câncer, auxilia na redução de colesterol, diminui o risco de doenças cardiovasculares, contribui no controle do diabetes, entre  outros benefícios. 
Soube também que esses cereais integrais contém nutrientes como vitaminas E, complexo B e minerais como selênio (adoro esse nome), zinco, cobre, ferro, magnésio e fósforo. Apresentam um baixo teor de gorduras.
Eu gosto de comê-los com feijão e legumes. Preciso de proteína, pois não como carnes.
O que eu preciso é consultar um nutrólogo, para me orientar quanto as  minhas refeições. Estou gordinha, sempre fui. Já vi que minha alimentação não está balanceada , devo estar comendo além da conta.
Meus exames são normais com  relação a minha idade. Minha pele é boa, meus olhos tem brilho, sou disposta. Por esse lado, creio que tenho uma alimentação saudável. Esses grãos me ajudam muito.

Mas vamos a receita:
2 xícaras de trigo para quibe
1/2 xícara de óleo ou azeite
1 ovo (opcional)
sal
hortelã picada (ou salsinha)
Recheio:
tomates
fatias de mussarela ou queijo
2 colheres (sopa) de requeijão cremoso
1 cebola cortada em rodelas

Hidrate o trigo para kibe com 1 xícara de água.
Quando hidratado, coe, e esprema bem.
Misture o óleo ou azeite, sal,  o ovo e o hortelã.
Coloque uma primeira camada em forma untada e enfarinhada.
Disponha os tomates, a mussarela e o requeijão.
Cubra com outra camada de trigo.
Leve para assar.
Quando assado, coloque as fatias de cebola por cima.
Receita simples, porém gostosa!



Kibe assado.





Você tem uma receitinha com esse tipo de trigo? Manda pra mim!

37 comentários:

  1. Adorei esta receita hiper saudável...parabéns pela ideia! Nunca comi assim, mas um dia vou fazer e experimentar!
    Beijos e te desejo um ótimo dia!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  2. Faz muito tempo não faço essa receita. Me lembraste dela. Ótima!! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Zizi,
    que delicia deve ser esse quibe no forno! Eu adoro! Vou anotar para fazer qualquer dia lá em casa. Muito bom, além de ser mega saudavel e não leva carne! Tenho uma cunhada que não come carne.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  4. Adorei a sua receita Zizi deve ser deliciosa
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Hum...tá com uma cara ótima!

    Quase não como carne vermelha durante a semana, não sinto falta. Agora quando sinto cheiro de churrasco não resisto.

    Vou testar essa receitinha e te conto o que achei. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Que delícia!!! E sem carne \o/
    Não conhecia esta receita, e vou favoritar, com certeza!!
    Adoro cebola, adoro requeijão!! Nham, nham...
    Bjns
    ;o)

    ResponderExcluir
  7. NOssa que delicia, eu nunca usei esse trigo alias nunca vi uma receita de kibe sem carne fiquei com muita vontade de experimentar e vou fazer aqui em casa tb depois te falo se ficou bom assim como o seu!

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Zizi eu adoro comer estes grãos adoro salada de quinoa, uso um mix destes cereais em sucos aqui em casa, faz bem para saúde, adorei esta receitinha sem Carne, lembrei da Calíope, como nunca fiz quibe me animei a fazer esta receita.

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  9. Ai Zizi.... que delícia!!!
    Vou tentar fazer pq amei, já que sou vegetariana e não como carne nenhuma.
    Muito obrigada minha querida, depois te conto.
    O feriadão vem aí... quem sabe eu não me arrisco...

    Bjs, fica com Deus.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Zizi!
    Obrigada pela visita!
    Pode colocar a foto do caixotinho, sim!
    Beijos e já estou te seguindo!

    ResponderExcluir
  11. Que belo aspecto, deu água na boca.
    Deve ser uma delicia.
    Meu abraço fraterno
    Clementina

    ResponderExcluir
  12. Adorei! ;) Que delícia!
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  13. Zizi, eu paguei uma fatura atrasada e a moça disse que eu tinha direito à um brinde lá na Leader. Nem entendi, acho que foi sorteio. Só sei que peguei o brinde em um outro setor...rsrs Nem perguntei muito, vai que eles desistissem de me dar o brinde?kkkkk
    Uma delícia essa receita, adoro kibe! Bjosss

    ResponderExcluir
  14. Oi Zizi
    Esta receita veio a calhar, tenho uma filha que não come carne de espécie alguma, todo dia tenho que ficar procurando pratos que não levem carne, este é um quibe vegetariano.
    Estou levando.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  15. Oi Zizi,

    quibe é muito bom, eu adoro, como assado, frito e até crú.
    Esse é bem diferente e já está copiado.
    Amanhã vou falar do selinho que me enviou.

    Bejim.

    ResponderExcluir
  16. OI MINHA VEGETARIANA PREFERIDA...ADOREI SEU CARINHO OBRIGADA...
    E QUE RECEITA DELICIOSA,DEPOIS VOLTO PARA ANOTAR POIS ACABEI DE CHEGAR ESTOU PODRE.
    BEIJOCAS,FIQUE BEM.
    APAREÇA,ADORO SUA VISITAS.
    DEUS ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  17. Zizi querida, que delícia é esta, deu fome só de olhar, parece maravilhoso.
    Amei o recadinho no blog.
    Bjus. Rose.

    ResponderExcluir
  18. Achei lindo e deve estar ótimo.
    Faço kibe com carne de soja, bem temperadinha, fica ótimo.
    Adoro essas comidinhas diferentes.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Menina que delícia é essa hein?
    Ain me deu até fomekkkkk
    Flor já respondo lá no blog.
    Amei o selinho, muito carinhoso da sua parte.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  20. Querida Zizi,
    nosso convívio fui curto, mas o carinho foi grande.
    Te juro, não está sendo fácil pra mim, estou triste, sentirei muita falta do carinho e do afeto das amigas.Nossa vida é feita de
    escolhas e meu coração me diz que não estou errada.Quando tudo acertar e eu me sentir mais tranquila, voltarei. Quando a saudade apertar
    virei aqui pra te ver e dizer um alô.
    Obrigada pelo seu carinho e amizade.
    Um beijo.
    Simone
    simone@jmasimoes.com.br

    ResponderExcluir
  21. Menina que delícia!!!
    Nossa Zizi que coisa mais linda que ficou..
    Adorei...
    Acredita que pra essa semana na "Sexta-feira Vegetariana" eu iria fazer kibe? rsr
    Amei a sua dica.. fica muito delicinha né?
    Será que você me permite colocar essa receitinha aí também por lá amanhã..
    Na minha opinião quanto mais opções de alimentação veetariana melhor.. rsr

    Beijinhos viu?

    ResponderExcluir
  22. Não conheço esse trigo..
    Olha Zizi, eu só no final deste mês decoro a casa para o natal, até porque estou a fazer ainda umas coisinhas....
    Normalmente por esta altura já as ruas estão enfeitadas, este ano ainda só vi uma árvore de natal na rua, iluminação ainda não há, já no ano passado Lisboa estava tão triste sem iluminação..
    Agora vou ver o poste do tal selinho que me falaste..normalmente eu levo e coloco no final do blog, porque quando são desafios já todo o mundo tem respondido quando eu levo o selo..lol ando sempre atrasada.
    beijocas .

    ResponderExcluir
  23. Oi Zizi,

    Deve ter ficado ótimo!!!

    Eu sempre vejo umas receitas bem nutritivas e saudáveis por aqui.Também gosto dessas receitas e acho que tenho uma alimentação saudável de maneira geral, o que me corrompe são os doces!!!

    Bjusss

    ResponderExcluir
  24. Hummmm Zizi que delicia amo kibe apesar de n fazer sempre mas essa assim na forma nunca fiz, com queijo...tomate , requeijao hummmm ainnnn que eh isso 11 da noite e eu babando e c fome nana ni naonao nao poossooo comer mais nada..vou dormir sabe!!! Senao vou atacar a geladwira!!!!

    Bjinhossss rose jp

    ResponderExcluir
  25. Adorei sua receita...eu faço com berinjela (misturada ao trigo) adorei a forma que voc~e fez vou testar em breve.

    Muita Luz e Paz
    Abraços

    ResponderExcluir
  26. Zizi querida, adoro quibe, o seu está delicioso sem carne, tenho uma receita de quibe de berinjela, vc gosta? E salada marroquina?
    Segue os links...
    http://www.anaclaudianacozinha.com/2012/10/salada-marroquina-by-iracema-teixeira.html
    http://www.anaclaudianacozinha.com/2012/07/quibe-de-berinjela-recheado.html
    Beijinhosss
    Aninha

    ResponderExcluir
  27. Ai que vontade de comer quibe...Zizi, querida, amore mio, eu aqui, sem almoçar(saí apressada, em cima da hora, para trabalhar, nãodeu tempo)e olhando esse prato delicioso, amo quibe!Mas com integral acho que nunca fiz...vou ver se encontro aqui, no mercado.
    Mas os parabéns vai também por você ter essa alimentaçãosaudável..que maravilha, esses cereais integrais né?Eu como de tudo, não sou vegetariana, mas tem época que fico dias seguidos sem comer carnes, só verduras, folha que não acaba mais...rss.s.s...
    Ahhh, Zizi, e agradeço pelas palavras lindas que deixou lá...somos fortes como rocha, sabe porquê?Nossa Rocha é Jesus, então Nele, estamos seguras, firmes....como diz uma música "o vento toca....e me balança pra lá e pra cá, mas eu não caio não, e nem saio do lugar..."
    rsss

    beijos, dona dos lindos olhos azuis...como o mar....

    ResponderExcluir
  28. Mas olha que receita maravilhosa!
    E super diferente.
    Adorei amiga, e olha eu tbm faço esta alimentação saudável aqui. Faz bem! Continue assim. Mas amei mesmo esta receita e vou fazer e te conto.
    Muuuuuuito obrigada por seu carinho Zizi. vc que me acompanha há tempo no blog. Valeu mesmo.
    Beijos flor

    ResponderExcluir
  29. zizi que delicia
    anotei a receita,anotei mesmo com papel e caneta,porque as vezes salvo no computador e depois não encontro mais,assim nao tem como perder rsrs
    obrigado pela receita,amo quibe.

    baci

    ResponderExcluir
  30. Oh, my God!!! Parece delicioso, Zizi!!!
    Uma ótima dica!!
    Beijo grande e fica com Deus!!!

    ResponderExcluir
  31. Zizi, nunca fiz quibe aqui em casa.
    Mas do jeito que vc está ensinando parece fácil.
    Vamos vê se a serviçal, Clarice acerta.
    Se acertar, ela não come, porque é cheia de frescura com as coisas gostosas que tenho fazer aqui.

    ResponderExcluir
  32. Parece que fica muito bom, tenho dificuldade em encontrar o trigo, mas realmente ele tem muitos nutrientes.
    Bjs.
    Silvia.

    ResponderExcluir
  33. Zizi querida, que delícia de receita! Obrigada por compartilhar!
    Beijosssssssss pra ti, minha amiga, e uma linda noite!
    Vero

    ResponderExcluir
  34. Oi Zizi, adoro quibe! mas nunca comi sem carne.
    na realidade sou capaz de ficar semanas sem comer carne, não me faz falta alguma.
    compro por causa dos netos que vivem comendo aqui e adoram um bifinho.
    invejo quem consegue viver sem comer carne e se alimenta de coisas naturais como voce.
    continue amiga, pelas fotos percebe-se que voce é uma pessoa linda, cheia de vida.
    vou anotar sua receita e fazer. Parece deliciosa.
    beijos, bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde minha linda amiga e Pérola Zizi...
    Acabei de tomar café da tarde com esposo e filhos mas confesso que dei água na boca ao ler essa sua receita. Vou fazer sim. Já fiz outra receita que é uma salada, hidratamos o trigo da forma que você ensinou depois colocamos os temperos: salsinha, hortelã, sal, pimenta a gosto. Um pouco de suco de limão (usamos muito aqui o limão galego, pois meus pais tem um pé no quintal. O meu secou.:(, mas vou plantar outro em breve. :)) e uvas passas com tomates picadinhos sem pele e semente. Adoramos...Você já fez assim? Tenha uma tarde feliz e abençoada. Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir

Feliz em te ver aqui!