terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Falando de exame de vista

Nem sei como começar esse post. Tanta gente sofrendo e eu com um simples problema de vista , faço um drama.
Quando, dias atrás eu senti minha vista borrar ao ler as frases aqui no computador ou no celular, logo pensei besteira. estou ficando cega. Sou assim, fazer o quê? E é comum no dia da consulta, eu ficar curada, sem nadinha. 

Marquei uma consulta de "espera" e fiquei mais tranquila. Nada de anormal comigo, mas precisava dar um descanso para a vista. Fiz assim. Menos post e visitas. 
É normal que os olhos cansem e reclamem. Idade sex chegando é assim. 

Ontem passei pela consulta normal com o oftalmologista e meu grau de astigmatismo subiu bastante. Essa é a razão da vista turvar.
Isso ocorre principalmente na claridade e logo depois ade fotografar. Fiquei vendo as pessoas , menos o rosto delas. Foi horrível. Mas, eu fui me adaptando. Depois do desconforto visual , e a vista volta ao normal aos poucos. 

Meu problema de vista deve ter se dado quando criança. Uma ambliopia não cuidada. Naquele tempo (!!!) oftalmologista era um luxo. Já adulta é que descobri que devido a isso meu olho direito não enxergava direito, só o esquerdo. Para completar: astigmatismo e hipermetropia. Cirurgia? Agora não dá mais. Só óculos. Os meus ficarão prontos em longos 10 dias. Até lá, haja colirio, repouso, e paciência. 



Eu vou falar  como eu entendo sobre a ambliopia , astigmatismo e hipermetropia: 
Ambliopia é a baixa visão em um olho que não se desenvolveu adequadamente na infância. 
Por isso é importante, exames com o oculista bem cedinho. Eu levei meus filhos . Um deles tinha ambliopia e usou o tampão (oclusor ocular) por muito tempo. O tampão é colocado , ora na vista direita, ora na esquerda. O olho com a deficiência visual vai estimulando e costuma voltar ao normal. 

O astigmatismo é um problema na córnea. Ela é ovalada, tipo uma bola de futebol americano. A imagem se forma em vários focos  que se encontram em eixos diferentes. A correção se dá com óculos ou lentes que corrigem  o problema, fazendo com que esses focos sejam um só. 
A hipermetropia é quando se dá erro na focalização da imagem. 
Com todos os recursos médicos, eu sei que não enxergo bem, nunca enxerguei. Mas estou aqui, com toda força e vontade para ler e ver tudo o que a vida me oferece.


pra saber mais um pouquinho, mas o melhor é informação médica.
aqui, na Wikipédia.

23 comentários:

  1. Oi Zizi, que bom que estejas melhor! Enquanto os óculos não chegam, o melhor é repousar, Fique com Deus.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Zizi!
    Que bom que o óculos vai resolver.
    Nada grave.
    Eu tenho astigmatismo e o grau nem muda tanto, mas o tal do eixo muda e isso faz mudar as lentes sempre.
    E tenho vista cansada...
    E foi herança de muito computador - nem foi pelo blog rs - e sim trabalho e estudo!
    Aqui no comp, só com óculos.
    As vezes fazemos um drama mesmo né? rs
    Mas vista é muito delicado, e qualquer coisa incomoda muito, e só quem sente sabe o que é :)
    Eu sou bem dramática com vista também! rs
    bjsss
    Não conhecia esse problema que você descreveu, sempre escuto da importância dos exames oftalmológicos em criança por conta de retinoblastoma.

    ResponderExcluir
  3. Oi Zizi! Você é dona de lindos olhos! Que bom que com o óculos tudo ficará bem. Eu tenho sentido minha vista mais fraca ultimamente... acho que é a proximidade dos 40... aff!! Logo, logo, vou ter que usar...
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  4. Olá Zizi,
    Que bom que está melhor.
    Querida, grama também faço, e se tratando de visão então morro de medo. O bom é que você foi ver logo.
    Beijo grande
    Andréa Cabral

    ResponderExcluir
  5. Querida Zizi, é normal hoje em dia usar óculos, eu tenho astigmatismo, presbiopia e hipermetropia, não enxergo sem óculos, nem de perto e nem de longe kkkkkk. Você ficará linda de óculos!! Aqui em casa, só escapou o cachorro, o resto, todo mundo usa. Bjssss

    ResponderExcluir
  6. Realmente, você ficará linda de óculos, com esses olhos azuis então, uma gata! bjs !!!

    ResponderExcluir
  7. Explicaste bem e que lindos olhos tens! E desejo que logo, logo, fiques bem boazinha! Tens muito a escrever e ler!!! beijos,chica,TE CUIDA!!!

    ResponderExcluir
  8. Zizi querida, não esquenta, seu problema é pequenino. Use seus óculos e tudo ficará bem. Veja se as lentes vão ficar bem feitas. Não é só ir no Oftalmo para verificar se o grau está certo. O eixo e as passagens para perto, intermediário e longe (no caso das multifocais) tem que ficar perfeitas. Eu sou escolada na "matéria" rsrsr Usei óculos desde meus 7 aninhos de idade. Depois tive descolamento de retina, depois operei catarata (muito mais cedo, por causa do descolamento). Já a algum tempo não uso óculos. Só preciso do Intermediário. Computador não "estraga" a visão, pode cansar e os olhos ficarem ardendo e vermelhos. No mais é ir ao Oftalmo sempre que sentir algo diferente nos olhos ou uma vez por ano.
    Escolha uns óculos que você goste, que combine com seu rosto .... e pronto, continuará fofa com seus olhos lindos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Ei, Zizi!!
    Achei até graça a coincidência! Hoje também fui no oculista!! Estou enxergando embaçado até agora...rs. Mas no meu caso foi só rotina mesmo, afinal tenho miopia desde os 11 anos.

    Beijinhos!!!
    Ah, mas que lindeza desses olhos, hein?!

    ResponderExcluir
  10. Zizi querida, fica triste não, essas coisas acontecem mesmo, nós que infelizmente somos muito delicadas e nos impressionamos.
    Até o nome é parecido, algumas pessoas me chamam de zi. ou zizi.
    E acredita, eu tenho estes dois, astigmatismo e hipermetropia, pra completar os quarenta agora quer lentes para leitura, pode. O problema deve ser a nossa certidão de nascimento, né? Ta ficando amarela, rs. Só pra descontrair um pouco.
    Querida Deus esteja contigo, e te dê a paz e continue abençoando.
    Bjus, Rose.

    ResponderExcluir
  11. olá, que bom ..aprendi mais um pouco pq sempre confundo esses termos..eu tinha a vista ótima ..mas aí fiz 40 anos.. aí já viu , né?? preciso ir a um oftalmo..bjks LIN

    ResponderExcluir
  12. Zizi, tudo vai dar certo.

    Também sou dramática, deveria ser atriz de novela mexicana de tanto drama que faço, rs.

    Meus olhos são super sensíveis a claridade, principalmente a luz do sol (e olha que nem são claros como os seus). Faz bem uns 10 anos que não vou ao oftalmo, acho que já está na hora de marcar uma consultinha.

    Tomara que o óculos novo melhore seu problema, enquanto isso melhor descansar as vistas. Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Que olhos lindos... sao facinantes!!! vc havia deixado no comentario do bloguito que tambem tinha esse problema com a claridade...é terrivel, mais logo logo seus oculos chegam, poste fotos para nos vermos... bjos querida, obrigada pela visita.
    ah como faço para tirar a tal letrinha antes de postar para facilitar os comentarios das seguidoras? me ensina please? bjos

    ResponderExcluir
  14. Zizi,
    É assim mesmo, quando passo muito tempo em frente ao computador e no celular fico com a vista turva. Males da tecnologia. Tem mesmo que descansar e ter paciencia! Eu não conhecia essa Ambliopia! Novidade para mim. Eu só uso óculos há algum tempo por conta da vista cansada (PVC = Porra da Velhice Chegando). E quando começa a arder paro mesmo de ler! :)
    Beijos e te cuida
    Adriana

    ResponderExcluir
  15. Olá Zizi, como entendo esses seus problemas. Pois eu sou míope desde os meus 15 anos (graças a Deus regrediu), mas também tenho astigmatismo e hipermetropia! Problemas de ontem e hoje com visitas anuais ao oftalmologista! Também tenho olhos claros e penso que a claridade do computador prejudica! O meu olho mais fraquinho também é o direito!E neste momento estou a pensar em marcar uma consulta. Um pouso de descanso e tudo voltará ao normal. A partir dos meus 20 anos não mais os deixei de usar óculos e foi muito bom para o problema não avançar.;))Fique tranquila. Beijinhos Ailime

    ResponderExcluir
  16. Zizi, estou acostumada com isso trabalho com computador o dia todo, os enta já está indo a pleno vapor.
    estou tentando ao máximo segurar sem óculos, não é correto, mas acho melhor assim.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Que bom que já está melhor Zizi
    beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi Zizi, que bom que voce está melhor!
    logo os osculos estarão prontos e voce se sentirá ótima!
    uso oculos há muito tempo, também tenho astgmatismo e hipermetropia.
    Pense que dos males, são os menores. Assusta sim, mas dá-se um jeito, não é?
    Seus olhos são lindos, de um azul tranquilo, calmos. Adoraria ter olhos azuis, penso que são tão delicados, suaves.
    Um beijo amiga, boa sorte com os novos óculos!

    ResponderExcluir
  19. Zizi querida, como está hoje, espero que melhor.
    Bjus. Rose.

    ResponderExcluir
  20. Amiga,

    Eu uso óculos há pouco tempo. Comecei pra perto..e foi indo precisei usar aquelas lentes progressivas. Foi horrível no começo, mas depois que me acostumei, sinto um grande conforto.

    Sei que seu problema é diferente, mas pense que isso não é nada demais. Faça o repouso até chegar o óculos novo, e depois nos conte como está indo o tratamento.

    Ótimo alerta nesse post. Nos dias de hoje, tudo é mais fácil.

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Ô minha amiga e Pérola, que bom saber que dos males o menor. Fico feliz em saber que está resolvido seu problema de visão. Ao chegar seus óculos tudo será visto como antes. Graças a Deus a ciência vem avançando cada dia mais e também temos maior facilidade que antigamente com relação a consultas médicas.
    Tenha uma semana feliz e abençoada!!!
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Feliz em te ver aqui!