quarta-feira, 8 de maio de 2013

Meus antigos bordados

Faz tempinho que estou pensando em voltar a  bordar.
Tenho umas amostras de bordado em  vagonite. É um bordado geométrico e colorido, onde não aparece o avesso.  Fácil de fazer, ele rende bastante. Mas a vontade é bordar em ponto cruz. Falei com as amigas Ana Cristina - Casas e Bordados , e a Lih - Cantinho da Eliane Marti,  Ambas são apaixonadas pelo ponto cruz. 

Lih, a meu pedido, enviou alguns gráficos via e-mail. Ana Cristina enviou vários links,
mas eu os deletei sem querer .

Comprei tecido. Etamine. Ele é próprio para bordar o ponto cruz.
Achei a trama tão apertada ! Desconfio que não é a trama do tecido e sim
a vista que já não ajuda tanto. Será que vou dar conta de bordar como antigamente?
Quando morei em Brasília eu fiz um curso. Foi lá que aprendi a bordar o ponto cruz e vagonite. Crochê não deu tempo, mas dei algumas agulhadas.

Já não bordo há muito tempo. Tenho toalhinhas, trilhos, jogo americano.
Todos guardados numa gaveta. Lavo, passo e torno a guardar.
Acho bonito, mas trabalhoso, paninhos e toalhinhas pela cozinha.
Não dou e nem jogo fora. Estão ali para mostrar o quanto eu bordei,
mesmo não sendo muito habilidosa. 
Trilho de mesa bordado em vagonite.

Toalhinha de bandeja bordada em ponto cruz.


Foi a primeira toalhinha que bordei.

O avesso era perfeito.

Vagonite. O crochê era feito por amigas. Conhecem as  troquinhas?
Linhas, tesourinha ...
 


Esse crochê foi feito por uma amiga do curso.
Como ela via que eu não crochetava, fez uma surpresa.
Levou para casa e fez essa arte linda. Nunca esqueci!
Só trocou amizade.

Avesso!



São várias toalhinhas de bandeja





Vagonite.

Bordado Vagonite.



Esse é vagonite com entremeio de fita bordada comprada pronta.



De novo as toalhinhas vão ser lavadas. Algumas manchinhas amarelas começam a surgir.

Lih, Ana, não sei se vou bordar novamente. Desculpa! 
Mas estou mostrando meus antigos bordadinhos.
Estou desculpada?





36 comentários:

  1. Zizi,
    Não sei bordar vagonite, mas ponto de cruz eu adoro. E o meu avesso também é perfeito! Mas faz tempo que não bordo. O meu problema também é a vista, pois estou achando a trama dos tecidos tão pequenos....rsrs... Mas adoro bordar letras, meu nome em toalhas. Vou voltar pois adoro bordar! Os seus bordados são lindos, volte a bordar logo!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Que bacana Zizi, não sabia que eras tão prendada...eu já bordei ponto cruz tbm , faz muito tempo ...mas minha mãe é mestra nesses bordados!

    os seus estão lindos!
    bjss

    ResponderExcluir
  3. rsrsr sim, tá desculpada, mas eu tentaria um pouco mais...mas eu sou suspeita, se pudesse bordaria 24 horas por dia! tem um etamine que nao é apertado assim.

    ResponderExcluir
  4. que lindos bordados Zizi,tu sabes fazer bonito,claro que deverías começar a bordar de novo,eu bordava quando pequena,agora faz muito muito que não bordo.não dá tempo.O ponto cruz fica muito bonito.
    Beijinhos querida,obrigado pelo selinho,obrigado pelo carinho e tua grata companhia.

    ResponderExcluir
  5. Lindos teus bordados e lembro bem do tempo deles em vagonite.Na escola tinha que fazer!

    Gostei dos teus , bem limpinhos até pelo avesso! beijos,chica

    ResponderExcluir
  6. Eu preciso aprender a bordar... quero muito!
    Eu sabia fazer ponto cruz, mas acho que desaprendi.
    Lindos os seus bordados!!!
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  7. Oi Zizi,
    Q trabalhos lindos... merecem mais do q ficar na gaveta. Já pensou em emoldurar alguns deles? Por ex. aquele quadrado q uma colega de curso fez o crochê por amizade.
    Uma conhecida minha faz trabalhos em arraiolo. A tela tem aberturas maiores!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Zizi que trabalhos lindos e perfeitos! Não entendo nada, mas sei ver um trabalho bem feito.
    Uma pena vc não fazê-los mais!

    Bjs

    Kaku

    ResponderExcluir
  9. Oi Zizi! Eu gosto de bordar ponto cruz, mas quando o bordado é muito complexo, tenho dificuldades. Sou mais do bordado simples, coisas simples. Agora, os seus, são lindos heim.
    Amei todos. O avesso é perfeito.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde querida amiga e Pérola Zizi!!!
    Lindos os seus trabalhos, tudo delicado e perfeito.
    Mas isso dá um trabalho danado mesmo.
    Tentei aprender, mas desisti...
    Tenha uma noite abençoada!!!
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir
  11. Nossa! Como bordei estes pontos! Anos e anos.
    Levava para salas de espera e aproveitava o tempo bordando.
    Fiz enxoval de cunhada em vagonite.
    Ponto de cruz, muita coisa para criança. Dei tudo de presente.
    Você poderia bordar o Vagonite, não cansa tanto os olhos.
    Estão lindas as suas peças!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Zizi se isso ai não é ser habilidosa, não sei mais o que é rsrs, lindos paninhos ai eu usaria tudo, mas com certeza já teria alguns manchados,meu marido infelizmente é craque em manchar meus panos, to quase pegando uma sinta para bater nele rsrs..

    Bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  13. Oi, Zizi,

    Os seus bordados são encantadores e o barrado de crochê feito por sua amiga ficou também muito lindo!! Por coincidência estou vindo de um blog onde vi um lindo bordado a mão livre. Quando adolescente eu aprendi uns pontos de bordado, mas nunca mais me dediquei a esta arte, por falta de tempo e por privilegiar outras artes, como o tricô.


    Beijo e boa noite

    ResponderExcluir
  14. Lindos seus bordados! Bordei vagonite na escola (Disciplina de Trabalhos Manuais naquela época tinha, ponto cruz bordei até há pouco tempo. Meus olhos já não ajudam e não me acostumo com óculos para perto, pena, gostava muito.
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
  15. LINDOSSSSSSSSSSSSS
    PARABENS...
    OLHA AVISO LOGO SE SUMIR ALGUM PODE APOSTAR ESTA AQUI EM CASA.
    BEIJOCAS,FIQUE EM PAZ.

    ResponderExcluir
  16. Zizi seus bordaddos estao lindos, colte sim a bordar..sei ponto cruz, vagonite n sei...mas eh uma otima terapia.

    Bjinhos rose jp

    ResponderExcluir
  17. Oi Zizi
    Seus bordados estão muito fofos, quem me dera saber fazer.
    Minha filha, Júlia, sabe bordar bem, só que há algum tempo ela abandonou, não tem mais tempo.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  18. Oi Zizi,

    Lindíssimos os seus bordados! Muito caprichado, avesso perfeito e tudo mais. Parabéns!
    Volte aos poucos, logo você toma gosto de novo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Tudo lindo, lindo, lindo, parabéns e gostei muito de saber o nome do tecido...etamine!
    Beijos e lindo dia!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  20. Zizi, quando aprendi ponto cruz não consegui que o avesso ficasse bonito.
    Mas bordei algumas coisas.
    No Hospital, quando estive Diretora, organizei cursos(vários) dados por funcionárias habilidosas.
    Foi muito proveitoso.

    ResponderExcluir
  21. Oi Zizi,
    Lindos os trabalhos.
    Já bordei ponto cruz no passado.
    Fiz vários cartões de Natal também, mas não fotografei nada.
    Gosto muito do vagonite também, nunca fiz.
    Faça sem pressa e sem se cobrar.
    É como bicicleta :)
    Não esquece, só prática mesmo!
    bjs

    ResponderExcluir
  22. Olá Zizi, vou fazer aqueles bolinhos de maçã:)) e vim espreitar de novo a sua receita e deparei-me com os seus bordados lindos que ajudam a uma decoração romântica, belíssima. Adorei. Beijinhos. Ailime

    ResponderExcluir
  23. Conhecendo seu cantinho, zizi!

    que delicadeza de trabalhos...lindos!


    Beiju

    ResponderExcluir
  24. Realmente bordar é uma delícia!
    mas infelizmente não bordo o quanto gostaria, exige um certo tempo, mas a gratificação é enorme...
    lindos trabalhos Zizi, amei, também gosto muito de vagonite, bjs!!!

    ResponderExcluir
  25. Oi Zizi..os birdados sao lindissimos dah um charme e uma elegancia nos trabalhos ficam divios, esses são maravilhoso e sua amiga q fez a toalhinha uma fofa ficou linda! Eu tentei entrar no link que vc deixou para eu ver seu trabalho de jeans e gravata mas entro e diz q a pagina n existe..queria ver sim!! bjo grande da claudia

    ResponderExcluir
  26. Oi Zizi! Lindos bordados. Eu gosto demais de bordar, mas ultimamente estou me dedicando ao tricô. Ah quem sabe vc vai fazendo aos pouquinhos...
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  27. oi Zizi
    etao lindissimos
    tem que usar
    enfeitar a casa
    e não guardar
    me deu até
    saudade de fazer
    fiz muito vagonite
    os teus bordados estao perfeitos
    até o avesso perfeito
    exibe natua casa
    eu nao tenho mais nenhum
    usei até não sobrar nada
    fiz uma toalha de mesa imensa
    não sei se teria coragem de fazer de novo
    bjs
    lu

    ResponderExcluir
  28. OI ZIZI,QUE SURPRESA BOA,JÁ FAZ 1 ANO QUE TE CONHEÇO E NÃO SABIA QUE BORDAVA 2 TIPOS DE PONTO,PARABÉNS.SENDO ASSIM BREVE VEREMOS BORDADOS NOVOS POR AQUI NÉ? :)).AMIGA PRECISANDO DE AJUDA NO PONTO CRUZ,ESTOU AQUI TÁ?BOA SEXTA.BEIJOS.VALÉRIA.

    ResponderExcluir
  29. zizi obrigada amiga de verdade irei descansar...
    beijocas,fique em paz.

    ResponderExcluir
  30. Oi Zizi, boa noite!
    Amei seu Blog, seus bordados são lindos e perfeitos...
    Parabéns pelo talento... Fátima.

    ResponderExcluir
  31. Oi Zizi!!!
    Passei aqui para agradecer o carinho no meu blog!!!
    Adorei seus bordados!!!
    Eu tb arranho um pouco nesta arte!!!
    sou curiosa!!!
    Ah! tem uma coisa que até hoje eu não aprendi.TRICÔ!!! Acho lindo mas nunca consegui aprender!!!
    Vou aproveitar o espaço pra te desejar um feliz dia das mães!!!
    bjos!!!
    http://binacombina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Oi, Zizi!!
    Lindos seus bordados, amiga!!
    Adorei os de vagonite, sempre quis aprender, talvez algum dia eu anime...
    Faço algumas coisinhas em ponto cruz, mas acho que não rende...rsrs
    Parabéns pelo capricho!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  33. Só mesmo pra prendadas como vc! eu já me aventurei ao ponto cruz quando criança, mas já tem anos que não pego numa linha dessas, eu lembro que adorava as caixinhas de linhas de todas as cores!

    mas eu não sou muito prendado pra essas coisas que envolva crochet, etc :/ eu ate dou uns pontos mas pos trás da itamina fica uma coisa *.* rs

    ResponderExcluir
  34. Oi, Zizi. No outro post eu linkei com meu email antigo, por isso vc não achou meu blog...rsrs
    Seus bordados são lindos, parabéns!
    eu gosto mto de ponto cruz. bjosss

    ResponderExcluir
  35. Adoooro bordados! mas só encaro ponto cruz. e´s uma artista, é todo tipo de bordado?! e lindos!!!

    bjs

    ResponderExcluir

Feliz em te ver aqui!