sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Pequenas Felicidades # 6 - Abrindo gavetas


Hoje é dia da blogagem coletiva Botõezinhos, e eu estava pensando que felicidades eu tive essa semana.
Não postei nada essa semana, um desânimo completo tomou conta de mim, e eu não conseguia escrever uma linha nesse meu blog. Só escrevi alguns comentários e me inscrevi em alguns sorteios. Tanta coisa bonita para ser feita, e eu aqui sem inspiração! Algumas pessoas  me diriam: pensamento positivo! Onde, onde está meu pensamento positivo? Em que pedaço dos dias, ou em qual gaveta do passado, está meu pensamento positivo?

Eu costumo dizer pra mim que tudo fica engavetado. Basta puxar a gaveta e tudo está lá. Tem gaveta triste e tem gaveta alegre. Geralmente tenho a tendência em abrir a gaveta triste. Aquela gaveta onde tudo fica molhado por lágrimas. É uma gaveta pesada e é nela que recordo tudo: infância, juventude e a maturidade presente.

Hoje não seria um dia diferente, eu estava pronta para abrir minha gaveta triste, onde eu choraria e secaria as lágrimas, pois hoje dia onze faz um mês que minha mãezinha se foi e evidentemente tenho lágrimas. Há um trecho no blog da Josi o   Decorafino   onde ela fala sobre o luto. Diz que na psicanálise entendemos que quando passamos por um  processo de perda, elaboramos com o luto e nesse luto faz-se a despedida.
Estou nesse processo e minhas amigas hão de entender esse meu momento. Eu gostaria de passar esse momento com uma foto de minha mãe aos vinte oito anos de idade, quando sua beleza era simples e natural. Gosto de lembrá-la assim:
Pronto! abri minha gaveta, mas estou firme, tive a felicidade de tê-la como mãe e de reviver meus momentos felizes com ela, os quais  me pertencem agora. Carrego comigo, enquanto viver.

Como já mencionei, eu estava pronta para abrir as gavetas tristes, mas vendo os blogs da minha lista, deparei-me com o blog da  Fernanda Reali   e sua postagem sobre as pequenas felicidades. Nele ela posta sobre perfume, paisagens, flores, e eu pensei também isso acontece comigo, por que eu não consigo ver esses detalhes como felicidade?
 Ganhei creme de mãos do marido, ele me deu todo feliz! Eu  coloquei dentro do armário do banheiro.

Depois de ler o blog da Fernanda. comecei a ver minhas pequenas felicidades grandes. Minhas avencas estão transbordantes de folhinhas sorrindo para mim! Mais uma gaveta.


O lírio da Paz junto ao lírio do Amazonas, lindo!!!
Não tenho filhos pequenos, mas lembro deles diariamente. No meu mouse pad, fiz um desenho que chamo de filhos queridos. Abro mais uma gaveta:
Olho meus peixinhos na varanda, que eu fiz reciclando. O pap está aqui podem rever.
Vou abrindo todas as gavetas e deixo tudo escancarado. Gavetas de alegria e de felicidades, ficarão assim: abertas!
E se você quiser ver mais pequenas felicidades entre no blog da Rita. Lá estarão muitas e muitas felicidades.

15 comentários:

  1. Pense sempre com carinho de sua mãe e continue valorizando as pequenas felicidades da vida! Ela gostaria de te ver bem, não triste!

    Um lindo final de semana cheio de pequenas felicidades.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Zizi, que bom vc ter visto no blog da Fernanda outros exemplos de pequenas felicidades!
    Imagino a sua tristeza... mas é bom saber q tbm pequenas coisas te alegram. E é assim que segue a vida e essa blogagem: pequenas coisas que fazem a diferença e quase não percebemos!
    Deixo um beijo no seu coração!

    ResponderExcluir
  3. Lindas felicidades, Zizi. Relembre assim sua mãe, sempre com alegria!
    Girassóis nos seus dias. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Amei a maneira que você abriu suas gavetas. É bem por aí mesmo, temos que escolher as gavetas que serão abertas. Como diz Fernanda Reali; "A gente ESCOLHE ser feliz".

    Rogo à Deus que sua mãe esteja em Sua Glória.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Zizi querida é natural que vc esteja triste só faz um mes que sua mãe se foi.
    Mas quando a tristeza quiser criar raizes, olhe pra suas mãos e fique feliz pelo talento que vc tem e o que vc faz com ele, pela pessoa que vc é, pelo seu marido,e comigo dá muito certo: faca algo diferente, cante na cozinha, dance no banheiro, tire a roupa, faca um bolo se arrume e vá ao cinema nem que seja sozinha, tome um café numa cafeteria que vc gosta, peça aquele doce pra acompanhar, pinte o cabelo( só não corte a franja, pelo amor de Deus eu já cortei e fiquei pior rsrsr além de triste feia e arrependida). Escolha a gaveta que te faz bem abrir.
    Beijao
    Lola
    http://baudaloladiacuy.blogspot.com/2011/11/pequenas-felicidades-e-o-meu-penico.html

    ResponderExcluir
  6. Zizi, gosto de fotos em PB e adorei ver a foto da tua mae aqui.

    Eu acho que tu consegues sim ver as tristezas e as felicidades, mas está mais habituada a olhar para as tristezas. EUera assim por isso estou achando que pode ser isso que ocorre contigo.

    Olhar as coisas boas PRIMEIRO e com MAIS ATENÇÃO requer treino, temos que nos reprogramar para isso.

    Todos os dias quando eu abro os olhos de manhã, a primeira coisa que faço: olhar pela janela e ver se o dia está bonito (durmo de janela aberta) e a segunda coisa imediatamente seuinte é agradecer a deus por estar acordando na minha deliciosa cama e nao em um hspital.

    Essa gratidão diária pela cama, pela casa, pelo banho quente, pelo café cheiroso, já me reprograma para a felicidade diária.

    um beijoooooo

    ResponderExcluir
  7. Quando minha mãe se foi eu precisei MUITO ser forte.. então me peguei agradecendo todos os dias pela oportunidade de ter tido uma mãe por 25 anos do meu lado.. quando eu ia ficar triste... agradecia, e assim os dias foram passando e eu superei a dor de forma surpreendente, até para mim.

    Beijos,
    Dani

    ResponderExcluir
  8. Oi minha querida Pérola!
    Estou aqui muito emocionada com sua forma simples e delicada de falar sobre assuntos que em determinados momentos são difíceis.
    Deus lhe confortará a cada dia para superar esse momento, estarei sempre a disposição para conversarmos.
    Ei, suas avencas são lindasssssss. Ganhei um vaso quando casei de minha mãe junto com sambambaias e outro lindo vaso de folhagens. Mas comecei a trabalhar o dia todo e o vaso de folhagens plantei no quintal dos fundos, onde estamos tentando fazer um jardim, as sambambaias devolvi para minha mãe, (as sambambaias agradeceram, lá na casa da minha mãe estão mais bonitas que nunca) e fiquei apenas com o vasinho de avenca que fica em cima de meu tanque. Tadinho ele tem fases sabe amiga, altos e baixo, depende do tempo da Bia.
    Hoje por exemplo tá lindinho. Mas não tão lindo quanto aos teus.
    Um abraço fraterno e tudo de bom.
    Bjokas...

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde amiga, vim lhe agradecer pelo belo comentário na postagem que fiz sobre Meio Ambiente.
    E quanto a árvore em frente ao seu prédio com certeza a multa é irrisória com relação ao lucro que terão com a nova construção.
    Crime Ambiental deveria ser muito mais rigida, até mais que os demais crimes.
    Bjs...ótima segunda!

    ResponderExcluir
  10. olá, entendo bem sua dor .. e posso dizer que um mês ainda é pouco para tudo se assentar em nossa cabeça .. mas lembre dos momentos , lembre com alegria nunca com pesar ou lamentações .. vc é do rio de onde ? esamos bem proximas hein? sou da são gonçalo rj .. bjks LIN

    ResponderExcluir
  11. Querida obrigada pelas palavras, e que bom quem tem tido coragem para abrir as gavetas, a covardia afasta a cura da dor, as lembranças elaboram e se elaboram nos tornando sujeitos das escolhas que vamos fazer, pegar essas lembranças e torná-las um aprendizado ou uma dor apenas para serem curtidas, isso são escolhas.
    Sua queria mãe, linda na foto, perto de datas ficamos assim mesmos porque existe uma história e ela não pode ser esquecida, fique bem, faça seu luto elabore e no outro dia olha para suas plantas lindas que enfeitam sua casa com tanta vida, olha a grande mulher que se tornou e tudo que construiu na sua história por mais simples que sejam, as simples são as melhores, um grande abraço minha querida.

    ResponderExcluir
  12. Querida amiga.... sabe eu institui na minha vida, o dia do filme dramatico, onde eu assisto e choro por cada pequena tristeza que vem de lá da primeira infância até as grandes tristezas da vida adulta, quando acaba o filme eu seco as lágrimas e deixo a vida seguir seu rumo.
    Aprendi com as várias perdas e os rastros de saudades que não posso viver infeliz, tenho que agradecer por cada momento vivido e tornar belo o fato de eu estar junto de pessoas que me amam. Sinto sim saudade dos que partiram, mas não guardo datas, a únca data que comemoro é a do nascimento, depois eles sairam de minha vida e não preciso deste marco. Ms me dou o direito de sofrer as vezes, não sempre pois sei que a vida é linda e quem me ama merece me ver feliz. POr isso te digo amiga, olhe teu filho, os amigos e o marido eles merecem ter você feliz ao lado. Aproveite os momentos em que estão juntos. Viva cada dia como se fosse o unico.

    Muita Luz e Paz
    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Zizi, quanta coisa linda que tem em suas gavetas, até a gaveta do luto e da saudade está povoada de coisas bonitas e alegres, a parte vazia Deus vai diminuindo o espaço vazio e preenchendo com o amor como fez ao você colocar a foto de sua mãe com 20 anos e assim a tristeza vai perdendo o espaço e a alegria ocupando tudo e a palavra saudade vai doendo com menos intensidade.Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Eu achei que vc olha muito pras coisas tristes, e isto pode te deixar pra baixo...
    Começe a ter o hábito de ver mais as coisas boas primeiro...pois as tristes ficarão mais leves!
    Bj bonita

    ResponderExcluir
  15. olá Zi
    simplesmente encantadores teus peixinhos - que ideia genial - e ficamperfeitos
    adorei tura reutilização
    bj
    lu

    ResponderExcluir

Feliz em te ver aqui!