quinta-feira, 14 de junho de 2012

Canjica

Esta é a canjica de milho branco. Como ela é chamada em outros lugares?
Aqui no sudeste conheço por canjica.  Nessa época do ano, sempre faço. 
Cansei de comer canjica aguada em festinhas de escolas e igrejas.
 Canjica tem que ser cremosa,
com gostinho de leite de coco. Eu gosto de polvilhar canela.


Receita:
1 xícara medida de milho pra canjica
(colocar de molho de um dia para o outro em água)
200 ml de leite (eu uso de soja tipo Ades)
1/2 vidro pequeno de leite de coco
1/2 caixa de leite condensado (ou lata)
2 colheres (sopa) de açúcar
1 1/2 l de água para cozinhar a canjica



Escorra a canjica, e leve para cozinhar em panela de pressão 
com 1 1/2 l de água por uns 30 minutos.
Observe se o pino da panela fica espumando.
Tenha cuidado. 
Quando a canjica estiver cozida, retire do fogo e escorra a água .
(Algumas pessoas deixam essa água )
Junte o leite condensado, o leite e o leite de coco e o açúcar.
Leve ao fogo para engrossar por uns 10 minutos.
Quando for aquecer a canjica, pode acrescentar um pouco de água para diluir.
Outra opção é colocar coco ralado, amendoim torrado e moído. 




AQUI  - Esta receita está na galeria da Larissa Todo Dia .


Esta receita faz parte do mosaico Gostosuras Juninas e de Inverno
da Neli -  aqui no CAPRICHOS BY NELI
tem várias receitinhas te esperando!

15 comentários:

  1. Muito boa a receita, valeu!! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Olá Zizi,
    Que saudade dos quitutes Sanjuaninos.
    Conheço alguns do Nordeste e agora os tenho apenas na memória.
    Milho e côco é uma mistura deliciosa.
    Bom S. João!
    Meu abraço fraterno
    Clementina

    ResponderExcluir
  3. Oi Zizi, tudo bem?

    Que delícia, ontem foi curau e hoje é canjica, adoro os dois, e com esse friozinho é uma

    delicia mesmo.

    um beijo carinhoso

    Regina Célia

    ResponderExcluir
  4. Hummm zizi,,,, ta um espetaculo em essa canjica ....ta maravilhosaaaa...fiquei c vontade!!!! Adorei as fotos tbm ficaram lindas e a senhora no friozinho ta amando ficar na cozinha em!!!

    Ah Zizi nem me fale q saudades sinto desssa epoca como gostaria de estar essa epoca no brasil....hummm qtas delicias tem nas festinhas juninas...

    Ai q saudades deu agora do meu imenso brasil!!!!

    Bjsssss rose jp

    ResponderExcluir
  5. Ai que delicia Zizi!!!!
    Beijos
    Andrea

    ResponderExcluir
  6. Que delicia de canjica.
    Zizi cheguei até aqui pela Andréa do blog Andrea arteva, gostei muito do seu cantinho e já estou te seguindo.
    Se você quiser visitar os meus blogs são esses: Minha casa eu decoro, Mimos e Delicadezas com Gentilezas e O Gato Arteiro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Zizi,
    Eu amo canjica se pudesse comia todo dia muito boa!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá Zizi, eu adoro canjica por isso vim ver sua receita, eu nunca coloquei leite de coco, mas vou provar sua receita.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Querida
    Hummmmmmmmmmmm esta canjica deve estar uma delícia,adoro
    Vim agradecer seu carinho sua vst,volte sempre
    Um lindo final de semana
    Bjssss

    ResponderExcluir
  10. Voltei pra agradecer e desejar um lindo fds com muiita canjica boa, das bem boooooooooas!rs beijos,chica

    ResponderExcluir
  11. Oi Zizi, td bem ??
    A Andrea me indicou seu blog e vim fazer uma visitinha, amei esta receita.... Rsrs

    Já estou te seguindo, se quiser dar uma espiadinha no meu blog e me seguir fique a vontade.

    Bjs!!! Bom fim de semana!!!

    http://anne-bordados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. OI Zizi
    Obrigada pelo comentário delicado deixado no bloguinho.
    Esta sua canjica fez minha boca encher d'água, tá simplesmente incrível o visual.
    Sou simplesmente vidrada em canjica, deixo de almoçar pra saborear uns dois pratos desta gostosura.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  13. Oi amiga passando para conhecer e seguir teu blog. Vá me ver também ficarei feliz.
    Beijos carinhosos.
    Um final de semana tranquilo.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite querida Zizi!!!
    Realmente essa sim é a canjica que comemos por aqui.
    Ontem comi um pouco na quadrilha de minha filha.
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir
  15. Zizi eu to fazendo uma aqui em casa hoje, na minha, no final do cozimento coloco raspas de limão e dar um sabor bem diferente, experimenta!

    ResponderExcluir

Feliz em te ver aqui!