quarta-feira, 13 de junho de 2012

Curau ou canjica?

Curau ou canjica? vai depender da sua região. Eu chamo de curau, pois moro na região Sudeste.
Mas sei que no Nordeste chamam de canjica. Sempre fico na dúvida! Ê Brazilzão!
Curau é um doce preparado com espigas de milho, leite, açúcar e canela para polvilhar (opcional).
Alguns acrescentam leite de coco, fica uma delícia também. 
As espigas devem estar bem maduras.
Receita:
2 espigas de milho
300 ml de leite
açúcar a gosto
1 colher (sobremesa) de margarina ou manteiga.
canela para polvilhar.

Receita para duas pessoas: duas espigas

Cortar com a faca 

Bater no liquidificador, o milho e o leite.
Passar pela peneira.
 Juntar a massa de milho com  o açúcar e a margarina.
 Levar ao fogo.

Cozinhar até borbulhar e aparecer o fundo da panela.
O amido do milho precisa ser bem cozido.
A cor do milho vai ficando mais intenso a medida que fica pronto.

Polvilhar canela.


É uma receitinha simples e rápida se for feita com duas ou  até seis espigas. Se for para um mundaréu, aí tem que pedir ajuda! O mais chato é lavar a panela, mas é só usar uma escovinha, que rapidamente fica limpa. 
É um prato muito usado nas festas juninas e julinas. Nessa época o milho está bem apropriado para esse fim.


Essa receita de curau faz parte do mosaico  de receitas juninas  de:  


CAPRICHOS BY NELI


TURQUEZZA VARIEDADE

Lá tem mais receitinhas para você!








18 comentários:

  1. Hmmmmm... eu amo!!!!
    Curau, aqui em SP, é este creminho delicioso de milho, que vc fez.
    Já canjica é tipo um arroz doce, só que feito com o milho pra canjica, cozido em panela de pressão.
    Delícia demais!!!!
    Bjns

    ResponderExcluir
  2. Olá Zizi n sabia q curau era tão facíl de fazer, hummm q delícia e chegou a dar água na boca de vontade...hummm esse é curau mesmo q eu conhecia..

    bjinhos rose jp

    ResponderExcluir
  3. Delícia!!! Mas não faço, só como "SIMIDÂO",rs beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Não aguentei minha linda Pérola e vim ver seu curau de milho verde.
    Bem aqui em Minas esta sua receita se chama Curau mesmo. Meus pais amam fazer, apesar que aqui temos fartura do milho no mês de janeiro, então é em janeiro que nos esbaldamos em curais e pamonhas.
    Agora a canjica já fazemos nesta época de junho e julho mas é feito com um milho especial e custa cozinhar, é necessário até panela de pressão. Particularmente gosto mesmo é do caldinho da canjica, rsrsrs.
    Tenha uma noite feliz e abençoada.
    Vou ver se compro algumas espigas do CEASA e faço uma receita menor igual a sua. :)
    Ai se não existissem as lavouras com irrigação,,, melhor nem pensar!!!
    (risos)
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir
  5. Zizi
    Aqui é canjica e leva alguns ingredientes a mais, mas não sei te dizer ao certo rsrsr
    Mas, o seu curau está com cara de delicioso! E a receitinha muito fácil.

    bjokassss

    ResponderExcluir
  6. Nenhum dos dois rsrs aqui em Minas fala Mingau de milho verde!

    ResponderExcluir
  7. Adoro tudo que é de milho verde.
    acabei de comer uma pamonha.
    abraços

    ResponderExcluir
  8. Oi Zizi, tudo bem?

    Amo curau, e voce acredita eu nunca fiz em casa. Agora com essa receita ficou mais fácil,

    vou tentar fazer.

    um beijo carinhoso

    Regina Célia

    ResponderExcluir
  9. Olha moro aqui em São Paulo e conheço esse doce como curau, alias delicia!
    Beijos;

    http://criacoesdanini.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. conheco como curau, que deliciaaa, la vai eu ter que fazer hihihi, beijinhos Zizi!

    ResponderExcluir
  11. Aqui eu conheço como curau...
    Não sou muito fã dessa sobremesa, gosto só da que a minha vó faz. Mais faz anos que ela não faz então eu nem tenho costume de comer.
    Mais esta com uma cara ótima o seu curau.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Conheço como canjica. Aliás, filhota pediu pra eu fazer hoje lá em casa, rs

    ResponderExcluir
  13. Oi Zizi,

    Curau! Canjica que eu conheço é feito com outro tipo de milho, um branco! É isso?!
    Adoro curau, mas só quentinho na hora que faz, depois não...rs!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Zizi! Aqui em Brasília onde moro é conhecido como curau. Lá no Sul de onde vim, é conhecido com canjica. Mas seja onde for, é mesmo uma delícia e muito fácil de fazer. Estou passando pra conhecer seu espaço e já me tornei seguidora. Um beijo, Eunice Maria.

    http://efacilserfelizartesanais.blogspot.com/
    efacilserfeliz.artesanais@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Zizi, linkei a lojinha da forma lá no post, mas em todo o caso é esta:
    http://www.utilidadesmil.com.br/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=202&category_id=50&option=com_virtuemart&Itemid=6&vmcchk=1&Itemid=6

    É muito fácil fazer, viu?!
    Bjns

    ResponderExcluir
  16. Olá Zizi,
    Aqui onde eu moro eu chamo de canjica...e é uma delicia!
    Eu também estou no mosaico da Neli e com uma receita de cupcake de paçoca com doce de leite. Se você quiser ver o link é esse aqui: http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/2011/06/cupcake-de-pacoca-e-outros-quitutes.html
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi Zizi, eu adoro curau e nunca tive vontade de fazer pois achei que seria difícil...
    não é...Também estou no Mosaico da Neli.
    Passa na minha cozinha, será muito bem vinda!
    Beijos
    Bom final de semana!
    Ana Claudia
    www.anaclaudianacozinha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Feliz em te ver aqui!