terça-feira, 19 de junho de 2012

Cds - reaproveitamento

Hoje foi dia para artesanato com cds antigos. Quando ganho cds, reaproveito de alguma forma, a imaginação voa.  
Eu uso vidros, pinto com vitral, colo passarinhos , areia e conchinhas.
Fiz modelos de vários tipos: com craquele, decoupagem, chita e vidros.

Para fazer o craquele, eu uso o Kit para  craquelamento e sigo as instrucões do fabricante. 
Vem dois frascos. 1. Verniz base. 2. Craquelador.
Primeiro passei  o verniz base por duas vezes, intercalando secagem. O ideal é não arrastar a tinta, e sim, pincelar fartamente.
Depois de seco, eu passo o craquelador, uma única vez. Daí é só aguardar a tinta quebrar. 

Se não temos o kit craquele, podemos fazer o efeito jacarelado.
Para isso, passei bastante cola branca  e pinguei tinta vitral de várias cores.
Aguardei secagem. 

A proposta é evitar o descarte desse material que dura 400 anos para ser decomposto.
A ideia  foi criar um elemento decorativo.
 Ainda não terminei todos,  falta colocar os
pingentes que faço com fio de nylon e contas coloridas.
Aqui estão, frente e verso de alguns.








O segundo cd tem o efeito jacarelado, feito com cola branca e tinta vitral.


É uma atividade criativa e divertida ao mesmo tempo!
Quem pensa que é vapt vupt, engana-se. Tem que esperar a tinta,  areia  e a cola secar bem pra ficar firme e não se desmanchar ao vento.
Mas é compensador, saber que esse material vai ficar ornamentando por algum tempo.
Vamos reaproveitar  os cds?


Estou participando. Veja AQUI



21 comentários:

  1. Zizi querida, que lindeza. Amei, sua criatividade viaja, e constrói lindas peças. Meus parabéns. Bjus, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Tu és criativa mesmo.Lindo s trabalhos e essa sensação de fazer a tua parte é ótima,não!!Lindos! beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Uauuuu zizi adorei que lindos ficaram!!!!

    Bjinhos p vc

    Rose jp

    ResponderExcluir
  4. Zizi, achei lindo os que você fez com decoupagem e craquelê, ficaram muito delicados.
    Também tenho uma sacolinha de cds aqui, esperando inspiração. Quem sabe agora...
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Uma grande artista ...parabéns!
    adorei!!!
    bjsssssss

    ResponderExcluir
  6. Oi Zizi,

    tenho visto muitos trabalhos com reciclagem de cds e confesso que
    sempre achei muito feios, pela primeira vez vejo trabalhos realmente
    bonitos. Adorei os pássaros, as conchinhas, a chita, enfim
    todos eles. É de admirar.

    Bejim.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Zizi, querida!!
    Show de bola!!!
    Me encantei com os de passarinho, mas todos
    ficaram lindos!!
    Parabéns!!
    Beijo!!!

    ResponderExcluir
  8. Zizi que ideias legais. T mabém reaproveito cds por aqui. E fazem sucesso como marcadores de página.
    Obrigada pelo carinho no blog.Bjs

    ResponderExcluir
  9. Ficaram LINDOS!!!!

    Amei
    Beijos no coração
    Andrea

    ResponderExcluir
  10. Obrigado pela visita no blog, vim retribuir e conhecer seu cantinho, adoreis seus trabalhos. bjs

    ResponderExcluir
  11. Nossa... qta ideia bacana!!!
    Vc é super criativa... parabéns!!
    Bjns
    ;D

    ResponderExcluir
  12. Zizi,
    Cada um mais lindo que o outro. Parabéns! Eu imagino mesmo o tanto de trabalho que dá para secar, pintar, enfeitar. Menina do céu! Não sei se tenho tanta paciencia para isso não. Gosto das coisas rápidas...rsrs... Mas para se ter um resultado lindo assim tem que ter paciencia, né? Adoro que vc faz muitas reciclagens por aqui. Tinha que estar na Rio+20 isso sim!
    Beijos
    adriana

    ResponderExcluir
  13. Amei, Zizi
    Ficaram lindos!!
    Acho que vou me inspirar e reaproveitar alguns CDs.
    Se ficar bonitinho, compartilho com você o resultado.
    Beijos
    Elaine
    http://artevidasimples.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Zizi,
    Ficaram lindos!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Esqueci de te responder: as bandeirinhas foram feitas de tecido, sim!
    Mas, ao invés de costurar a borda, eu passei termolina leitosa, pra não desfiar. Assim, só costurei a parte de cima mesmo.
    Bjns

    ResponderExcluir
  16. Olá querida, adorei seus trabalhos com Cds, taí algo que ainda não fiz, brevemente farei tá nos meus projetos. rsrs
    Parabéns pelas artes.
    beijos
    Merielen

    ResponderExcluir
  17. em primeiro lugar, quero dizer que tava com uma saudade imensa de vc. Zizi, rsss
    em segundo que esses cds ficaram um mimo,estou com um monte de cds, esperando pra criar algo, e esses me inspiraram,rss
    Beijo, fica com Deus .
    http://casascoisaseoutros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi Zizi ficaram lindos, quanta criatividade. Parabéns.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Zizi que ideia legal, achei super lindo!

    bjsssss

    ResponderExcluir

Feliz em te ver aqui!